Foi registrada neste domingo (29) a primeira morte por suspeita de leptospirose, após o período de fortes chuvas que atingiram o Estado.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) limitou-se a confirmar que trata-se de um morador da Grande São Pedro, em Vitória.
O primeiro exame deu positivo para a doença, mas, de acordo com a assessoria de comunicação da Sesa, alguns exames complementares serão feitos, fora do Estado, para confirmar ou não a suspeita. O resultado dos testes deve sair em até 30 dias.
Pelo menos outros 15 casos suspeitos da doença estão em investigação, como explica a gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Gilsa Rodrigues.
A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais. É transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.
A Sesa faz um alerta para que as pessoas que já entraram em contato com água suja fiquem atentas a sintomas como febre alta, dor de cabeça e dor muscular, náuseas, vômitos, icterícia e diarreia.
“Ao menor sinal desses sintomas, as pessoas devem procurar o serviço de saúde. Quanto mais cedo fizer o diagnóstico mais, fácil fica fazer o tratamento”, alerta Gilsa Rodrigues.
Saiba mais
Leptospirose : doença infecciosa grave causada pela bactéria Leptospira, eliminada principalmente pela urina dos ratos. A transmissão acontece por meio de contato com água ou lama contaminada. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dor na panturrilha, fraqueza, sangramentos na pele e mucosa e insuficiência renal.
Diarreia: pode ser causada por vírus ou bactérias. Ingestão de água ou alimentos contaminados são os maiores vilões. Fezes moles, aumento do número de evacuações, dor de barriga, vômito, náuseas e febre podem indicar a doença.
Febre tifoide: causada por bactéria e está relacionada a condições ruins de saneamento básico e higiene pessoal. É transmitida por meio de água e alimentos contaminados com fezes e urina de pessoas com a doença. Febre alta, dor de cabeça, mal-estar, falta de apetite, intestino preso ou diarreia estão entre os principais sintomas.
Hepatite A: é uma doença que atinge o fígado, transmitida por meio de água ou alimentos contaminados. São sintomas da hepatite A: perda de apetite, febre, dores de cabeça, dor abdominal, mucosas e pele com cor amarelada e fezes brancas.
Fonte: gazetaonline.com.br