Frequência Máxima 

Apagão atinge o Espírito Santo e deixa quase todo o Estado às escuras
Publicado em 2014-02-12 09:51:50



O apagão que atingiu o Espírito Santo, por volta das 20h20 desta terça-feira (11), deixou mais de 40 cidades às escuras. A situação mais crítica foi em Vitória, onde o gerador de energia do Hospital infantil é crítica não funcionou. Crianças que estavam na UTI e CTI foram socorridas com respiradores manuais, de acordo com médicos e funcionários do local.

 
Vários internautas relatam que a falta de energia ocorreu em diversas cidades de Norte a Sul do Estado. Para piorar a situação, a telefonia celular apresentou problemas, provocando um caladão na Grande Vitória e no interior do Espírito santo. A volta do capixaba para casa também ficou complicada, pois os pontos de ônibus, ruas e avenidas da cidades, da região metropolitana, ficaram completamente às escuras. Esta é a segunda vez que o Estado é atingido por falta de energia, em sete dias.
 
Moradores da Serra relatam, também, que celulares ainda estão com problemas. Postos de gasolina do município fecharam mais cedo, por medo de assalto.
 
Sufoco no Hospital Infantil
 
A situação no Hospital Infantil de Vitória é crítica. O gerador de energia não foi acionado após o apagão, e crianças que estavam na UTI e CTI respirando com a ajuda de aparelhos tiveram de ser atendidas às pressas, no escuro, com respiradores manuais, de acordo com médicos e funcionários do local. De acordo com um médico, que não quis se identificar, a situação é "desesperadora". "O gerador deveria funcionar segundos depois do blecaute, mas não foi acionado e todo mundo está desesperado", relata.
 
A Secretaria de Estado de Saúde informou que ocorreu um curto-circuito no gerador do Hospital Infantil. Ao saber o ocorrido, a equipe de manutenção e a direção do hospital foi imediatamente para o local para solucionar o problema. O equipamento já voltou a funcionar. De acordo com a secretaria, o apagão não causou prejuízo a pacientes, e não alterou quadros clínicos.
 
Retorno em alguns locais
 
Moradores de diversos locais ligaram para a redação, informando que a energia retornou aos poucos, porém com oscilação. Outros pontos da Grande Vitória não chegaram a ser afetados, de acordo com alguns moradores.
 
Problema aconteceu em subestação da Escelsa, diz ONS
 
Segundo a assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema que ocasionou o apagão no Estado foi originado na subestação da Escelsa em Pitanga, na Serra. Na noite desta terça, a EDP Escelsa informou que o apagão foi provocado por uma ocorrência em uma subestação de energia de Furnas, que está ligada no Sistema Interligado Nacional (SIN). Moradores do entorno da substação presenciaram uma explosão no local, seguido do apagão.
 
Fonte: gazetaonline.com.br


<< Notícia anterior              Próxima notícia >>

 

 


Rádio FAMA noticias




Rádio FAMALEGRE FM 104,5
Rua Vila Machado, 117 - Centro - Alegre (ES)
Contatos: (28) 3552-1996 (comercial) / 3552-0836 (ouvinte)
© 2005-2013 - Todos os direitos reservados
www.fama104.com.br