O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) recebeu na manhã desta quarta-feira (11), uma homenagem dos Correios, por meio do lançamento de um selo personalizado e um cartão postal dos 25 anos de atuação da unidade em terras capixabas. O evento foi realizado no auditório Memorial da Paz, na Praça do Papa, em Vitória, durante a Feira do Verde.
Estiveram presentes no evento o diretor Regional dos Correios no Espírito Santo, Rafael Carpanedo Fiorio, o gerente de Vendas, Frederico Cipriano que conduziu a cerimônia de lançamento do selo juntamente com o capitão Patrício Fiorim, do BPMA. Foram convidados para efetuar a obliteração das peças filatélicas o coronel da Douglas Alves Zucolloto, diretor de Comunicação Social da PMES e representante do Comandante Geral da Polícia Militar do Espírito Santo no evento, o tenente-coronel Andrey Carlos Rodrigues, que atua no Estado-Maior Geral da PMES e o tenente-coronel Francisco Gomes, comandante do BPMA, além de oficiais e praças da Unidade Especializada.
Sobre o selo
O selo lançado em homenagem aos 25 anos do BPMA é composto por duas imagens distintas. Na primeira visualiza-se, ao fundo, a bandeira nacional brasileira tremulando e, à frente, o ipê amarelo, árvore cuja flor é considerada símbolo nacional. Na segunda imagem, apresenta-se, ao centro, a fotografia de um papagaio-chauá, a ave se caracteriza por apresentar a plumagem verde clara, testa vermelha e amarela e as bochechas azuis. No canto esquerdo há os dizeres: 25 anos 1988- 2013 e BPMA – PMES, tendo no rodapé o slogan: “Em defesa da vida e do meio ambiente”.
As peças que serão obliteradas vão servir como fonte de pesquisa e registro de tão importante instituição por meio da filatelia.
O BPMA
A primeira unidade de policiamento ambiental, a Companhia de Polícia Florestal, que deu origem ao Batalhão de Polícia Militar Ambiental, foi instalada no dia 03 de março de 1988, no município de Cariacica.
Na época, a subunidade policial era responsável por diversas ações de fiscalização ambiental em todo o Estado.
Atualmente o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, sediado no município de Serra, conta com o efetivo de 170 policiais militares, que atuam em quatro companhias destacadas no território capixaba, nos municípios de Cariacica, Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim. Além disso, o Batalhão possui outras sete bases operacionais, entre Pelotões e Destacamentos de Polícia Ambiental, protegendo e controlando o uso sustentável de nossas riquezas naturais renováveis e não renováveis e apoiando os diversos órgãos de fiscalização ambiental no Estado.
Além das ações de fiscalização e repressão, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental executa e apoia ações e projetos de educação ambiental, para formação e informação das comunidades rurais e urbanas, bem como de professores e alunos, no âmbito do Estado.
Com informações da Diretoria de Comunicação PMES