O secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves, apresentou na tarde desta quarta-feira (11) o calendário escolar de 2014. Diante das especificidades de um ano com Copa do Mundo realizada no Brasil, o calendário foi organizado de modo a não comprometer o cumprimento dos 200 dias letivos exigidos pela legislação.
Klinger falou sobre a preparação do calendário. “Nossa margem de manobra no calendário é muito pequena. O planejamento foi no sentido de garantir os 200 dias letivos, além de nos programar para um grande evento internacional, como a Copa do Mundo, que vai ser realizado no País”.
Na primeira fase de jogos do Brasil, os três dias não serão letivos. Em 12, 17 e 23 de junho de 2014, haverá formação do magistério no contraturno do horário das partidas da seleção brasileira.
Já o período de recesso escolar foi antecipado para coincidir com a última semana do Mundial. O recesso será de 07 a 13 de julho. O ano letivo nas escolas públicas estaduais de ensino fundamental e médio, nos turnos diurno e noturno, terá o mínimo de 202 dias letivos de efetivo trabalho escolar, sendo que um dia pode ser disponibilizado para feriado municipal. As aulas vão começar em 04 de fevereiro e serão encerradas em 19 de dezembro de 2014.
Na rede estadual, hás dois calendários escolares: um para o Ensino Regular, organizado em três trimestres letivos, e outro para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), organizado em quatro bimestres.
A Sedu priorizou também os dias de planejamento pedagógico, destinando seis dias para o Ensino Regular e cinco dias para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já os conselhos de classes, serão quatro ao longo do ano.
Com informações do Governo do Estado do Espírito Santo