Aplicativo vai ajudar na segurança de alunos e professores na Ufes
Um aplicativo promete monitorar e ajudar a intensificar a segurança de alunos e professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) evitando que assaltos ocorram. Mesmo com a novidade, os estudantes, principalmente os do turno noturno, não acreditam que o “Alerta UFES” será eficaz .
No começo deste mês, a pró-reitora de Administração da Ufes anunciou que precisaria economizar 50% do orçamento anual. Entre os serviços que sofreriam cortes estavam o de segurança e o de jardinagem. São mais de 23 mil alunos que estudam nos quatro campis da universidade. Só no Campus Goiabeiras, em Vitória, estão 14 mil deles.
Segundo a universidade, o aplicativo “Alerta UFES” foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), é gratuito e está disponível apenas para os celulares com sistema Android. A ferramenta estará em fase de teste durante este mês e deve sofrer alguns ajustes. A espectativa é que em breve esteja disponível também para o sistema iOS.
Renato Schwab, prefeito universitário da Ufes, contou que servidores e alunos poderão baixar o aplicativo e emitir um sinal de alerta quando preciso. O alerta será enviado do celular da pessoa que está pedindo porajuda para a Central de Segurança da universidade.
Com base na localização, a câmera de monitoramento será posicionada, o operador visualiza a imagem e toma a decisão do que será feito. “É uma ferramenta a mais que teremos à disposição com foco na segurança”, disse.
De acordo com a Ufes, o atendente do chamado pode enviar mensagem de texto para quem deu o alerta, entrar em contato por telefone para saber o que está acontecendo ou enviar vigilantes para o local onde a pessoa está.
Para baixar a nova ferramenta tecnológica é preciso acessar a Play Store (loja de aplicativos) do celular, realizar o download e utilizar o login único - que professores, técnicos administrativos e estudantes da Ufes possuem -, e informar telefone e senha. Depois do primeiro acesso os dados ficam registrados no aplicativo.
Um exemplo da insegurança enfrentada pelos alunos aconteceu no início de março. Duas jovens foram assaltadas e trancadas dentro de uma sala aula, no prédio de Desenho Industrial, no Cemuni IV da UFES. O crime aconteceu na manhã do dia 10. Uma das alunas iria apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a outra era convidada.
Os suspeitos levaram uma bolsa da aluna, documentos, celular e um notebook. A acompanhante também teve o celular roubado. Além desses itens, outro notebook que era da Ufes foi levado. A ação aconteceu enquanto o orientador da aluna havia saído da sala para imprimir uma ata. Quando voltou, as jovens estavam trancadas na sala.
Como funciona
Instalação
O aplicativo “Alerta UFES” é gratuito e está disponível apenas para o sistema Android, na Play Store.
Autenticar
Para funcionar o usuário deve informar o login único, senha e número de telefone. O procedimento é feito uma única vez
Localização
A ferramenta envia um alerta do celular da pessoa que está pedindo ajuda para a Central de Segurança da universidade.
Decisão
O operador das câmeras visualiza a imagem e toma a decisão do procedimento a ser feito
Fonte: gazetaonline.com.br