Há previsão de chuva forte no Espírito Santo entre esta sexta-feira (1º) e sábado (02). A informação é do meteorologista do Incaper, Bruce Pontes.
Desde a noite de terça-feira (28), áreas de instabilidade de uma frente fria provocam muita chuva sobre o centro-sul do Espírito Santo. Nesta quarta-feira (29), a chuva volumosa causou vários pontos de alagamentos no Sul do Estado e na região da Grande Vitória. Até o aeroporto de Vitória precisou ser fechado no início da manhã. No interior do Estado houve queda de barreiras e aumento do nível de rios.
Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o volume de chuvas em Alfredo Chaves, em 24 horas, foi o mais elevado do país, registrando 144,6 milímetros. Guarapari teve 138,6 mm e Vitória registrou 30,3 mm.
MAIS CHUVA
O meteorologista Bruce Pontes explica que a área de instabilidade é provocada pela formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, sistema meteorológico que forma nuvens de chuva em um período de mais de quatro dias.
Ainda segundo o meteorologista, entre o final de quinta-feira e sábado a chuva deve se intensificar. “Vai chover principalmente no final da quinta-feira e o início de sábado porque é quando eixo, parte central da Zona de Convergência, vai estar exatamente sobre o espírito Santo”, afirma Bruce.
PERÍODO CHUVOSO
Segundo Bruce Pontes, a previsão é de que a próxima semana seja de mais chuva, pois a região sudeste está em um período propício - final do mês de outubro e que vai até março - . “Durante todos esses meses há a oportunidade da Zona de Convergência se formar com mais ou menos intensidade”, disse.