A Polícia Militar Ambiental de Guaçuí desencadeou a operação Fauna Caparaó, entre os dias 17 e 29, e apreendeu 269 pássaros da fauna silvestre brasileira. A ação visa coibir a captura e manutenção de pássaros silvestres em cativeiro sem autorização. A operação aconteceu nos municípios de Alegre, Guaçuí, Muniz Freire, Iúna, Ibatiba, Irupi, Ibitirama, São José do Calçado, Apiacá e Bom Jesus do Norte.
Durante os 13 dias de operação foram atendidas 87 denúncias e 64 pessoas foram autuadas, sendo recolhidos 141 coleiros; 52 Trinca-ferros; 14 tico-ticos; sete sabiás; cinco melros; dois corrupiões, entre outros. Além de animais que estão na lista dos ameaçados de extinção, como os três papagaios Chauá, um papagaio do peito roxo, e os 27 catataus. Ainda foram apreendos armas de fogo em duas residências, uma espingarda cal.36, uma espingarda cal.40 e uma espingarda fulminante.
Segundo o Tenente Nunes, Comandante do 2º Pelotão da Polícia Ambiental, “Quando um cidadão adquire um pássaro nativo para mantê-lo em cativeiro, está alimentando o tráfico de animais silvestres que coloca em perigo de extinção de espécies e ameaça a biodiversidade do planeta”.
Fonte: aquinoticias.com