Com o objetivo de garantir mais saúde e preservação ambiental nas propriedades rurais, a prefeitura de Ibatiba está ampliando a implantação de fossas sépticas nas localidades. Nessa segunda-feira (3) foi iniciada na comunidade Cafarnaum, zona rural de Ibatiba, a construção de mais 32 unidades.
Os recursos para a realização dessa intervenção foram obtidos através de um aditivo em convênio firmado entre a Prefeitura e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O investimento é de R$ 114 mil. “Com o cumprimento do projeto inicial apresentado pela Prefeitura à Funasa, o órgão liberou a utilização desse valor do aditivo, que se trata dos rendimentos da verba destinada ao convênio”, explicou a engenheira do município, Adélia Rosa de Souza.
A primeira etapa do convênio foi concluída em meados de agosto, com a entrega de outras 136 unidades, parte delas também na comunidade de Cafarnaum e as demais nas comunidades Córrego Rodrigues e Floresta. Essas intervenções promovidas nos domicílios tem o objetivo de atender às necessidades básicas de saneamento das famílias beneficiadas, por meio de instalações das fossas para a melhoria da qualidade da água, higiene e do destino adequado dos esgotos domiciliares.
Cleisiane Dias Xavier, proprietária de uma casa em construção visitada ontem pelos técnicos, comemorou ter sido contemplada com o projeto. “Eu comecei a fazer minha casa e a gente já está quase terminando a obra. Conseguir esse benefício da fossa é muito bom, não contamina o solo, não contamina o alimento, não contamina a água, e é gratuito. Achei muito bom esse projeto que a Prefeitura trouxe para nós”, comemorou.
Fonte: aquinoticias.com