Prefeitos e lideranças da área de saúde de oito cidades do Sul do estado se manifestaram publicamente sobre a presença da variante inglesa B.1.1.7 do novo coronavírus, considerada mais letal e contagiosa.
Em Cachoeiro de Itapemirim, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 80 casos da nova variante foram confirmados a partir de análise de amostras realizadas pelo Laboratório Central (Lacen).
Também vieram a público se manifestar a respeito do aparecimento da nova variante as prefeituras de Vargem Alta, Dores do Rio Preto, Piúma, Muqui, Alfredo Chaves, Anchieta, Guaçuí.
Em Vargem Alta, segundo a prefeitura, foram confirmados cinco casos e outros quatro estão sob análise.
Em Guaçuí, já são 12 moradores contaminados com a nova variante. Um caso foi registrado em fevereiro e outros 11 em março.
Estudos feitos em outros países apontam que essa variante pode ser até 90% mais contagiosa e 62% mais letal.
“É preocupante, porque ela está aumentando a transmissão no Estado, em especial, entre os jovens. Por isso, é preciso que todos, em todas as faixas etárias, reforcem os protocolos que já são amplamente conhecidos e só saiam de casa se for extremamente necessário”, reforçou o secretário de Saúde, Alex Wingler.
FONTE
JORNAL DIA A DIA ESPIRITO SANTO