NOVO CANAL NO WHATSAPP DO PROCON PARA CONSUMIDORES . Publicado em 2021-06-10 20:08:54
Procon-ES lança canal de WhatsApp para tirar dúvidas de consumidores
Pelo aplicativo, é possível enviar denúncias, consultar o andamento de reclamações abertas e esclarecer dúvidas sobre produtos e serviços adquiridos.
Começou a funcionar nesta semana o serviço de tira-dúvidas do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Espírito Santo, que é oferecido por meio do WhatsApp.
O objetivo é que, por meio do novo canal, os consumidores passem a receber orientações sobre seus direitos de forma mais rápida, especialmente durante o período da pandemia.
Por meio do aplicativo, é possível enviar denúncias, consultar o andamento de reclamações abertas e esclarecer dúvidas sobre produtos adquiridos e serviços contratados.
Entre os exemplos, estão problemas com energia elétrica, água, telefonia celular e fixa, internet, TV por assinatura, plano de saúde, defeitos em produtos, empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, crediário em lojas e outros problemas relacionados ao consumo.
Como usar
Para ser atendido, o consumidor deve ter instalado o aplicativo WhatsApp no celular e salvar o número telefônico do Procon-ES em sua agenda de contatos: (27) 3323-6237.
Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, exceto feriados.
Reclamações
Já os registros de reclamações devem ser formalizados pelo aplicativo "Procon-ES" ou pelo e-mail atendimentoapp@procon.es.gov.br.
Neste caso, é importante informar os dados completos do titular como nome, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail para contato e anexar cópia dos documentos pessoais (RG e CPF) e dos documentos que comprovem a relação de consumo como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, boletos, contratos, dentre outros para que a empresa seja notificada.