Depois da polêmica do "Rolezinho" nos shoppings do Brasil, foi lançado nas redes sociais um evento intitulado "Rolezinho no Hemoes". A iniciativa, compartilhada por centenas de pessoas no Facebook, tem a intenção de reunir mil pessoas para doar sangue no Hemocentro de Vitória no dia 01 de fevereiro. O Hemoes, no entanto, diz não ter capacidade para atender tantas pessoas ao mesmo tempo.
Segundo o diretor geral da unidade, Antônio Pessanha, a secretaria de Estado da Saúde e o Hemoes consideram a iniciativa louvável mas alertam que não será possível atender todas as pessoas em um único dia.
A unidade do Hemoes em Maruipe, lugar onde o "rolezinho" foi marcado, tem condição de atender adequadamente 150 doadores por dia. "Não temos instalações físicas suficientes, nem equipe, nem cadeiras para acomodar todas essas pessoas", explica Antônio. Nas demais unidades do Hemoes, a capacidade é de 50 doações por dia.
"A nossa preocupação é ter mais candidatos do que podemos atender e que isso gere a desistência de pessoas que estão dispostas a ajudar a manter o estoque de sangue", diz.
Como solução para o problema, Antônio Pessanha propõe que o evento seja realizado durante uma semana inteira ao invés de um dia. "É preciso também que as pessoas venham também em horários variados, para evitar as filas e as longas esperas", alerta.
Quem pode doar
Quem quiser doar sangue precisa levar um documento com fotografia, estar saudável, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 67 anos (menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal. Acima de 61 anos, deve ter feito sua primeira doação antes dos 60 anos).
Doadores que possuem tatuagens ou piercings, podem doar sangue um ano após terem obtido a tatuagem ou o piercing.
Não é preciso que o doador esteja em jejum.
Não deve doar sangue quem estiver gripado, com alguma virose ou infecção, cirurgias recentes, endoscopia ou procedimentos similares há menos de seis meses ou histórico recente de DST. Quem tem ou já teve Hepatite (após 10 anos de idade). Ser portador de Doença de Chagas, Malária ou Sífilis, Vírus HIV ou AIDS, Cirurgia cardíaca, também não podem realizar a doação.
Onde doar
Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes), na Avenida Marechal Campos, Nº 1468, Maruípe, Vitória (Ao lado do Hospital das Clínicas).
Telefone: (27) 3636-7900 ou 7921.
HEMOES Colatina
Segunda a sexta-feira, de 7h às 12h
R. Cassiano Castelo, s/n, centro, Colatina/ES
HEMOES São Mateus
Segunda a sexta-feira, de 7h às 12h e aos sábados, de 8h às 12h
Av. Othovarino Duarte Santos, s/n, Parque Washington, São
Mateus/ES
HEMOES Linhares
Segunda a sexta-feira, de 7h às 12h
Av. João Felipe Calmon, 1305, Linhares/ES.
Fonte: gazetaonline.com.br