Com o objetivo de divulgar novas pesquisas e informações sobre cultivo, beneficiamento, qualidade e comercialização de café, além de apresentar novidades sobre mercado, tecnologia e marketing no setor cafeeiro, a Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM) realiza, já há 18 anos, o Simpósio Sobre Cafeicultura de Montanha. A 18ª edição do evento, que teve início nesta quarta-feira, dia 19, conta com a presença de representantes da Caparaó Jr – Empresa Júnior do curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura do Ifes (Campus de Alegre), produtores rurais e professores, que participarão das palestras e mini-cursos, além de discussões a respeito da qualidade do café e novas técnicas de produção. De acordo com o aluno Mayk Henrique Souza, presidente da Caparaó Jr, a importância da participação nestes eventos se faz pela aquisição de conhecimento e pela possibilidade de ampliação da rede de relacionamentos e do aprendizado, através do contato com outros técnicos, produtores e profissionais da área. “Levando os produtores que são nossos clientes para participar do Simpósio, nós podemos mostar, na prática, muitas ações que eles só conhecem na teoria, além de colocá-los em contato com novas tecnologias”, completa Mayk. O evento vai até esta sexta-feira, dia 21, quando haverá um dia de campo no Centro Experimental da Heringer, em Martins Soares (MG).
Simpósio
Focado na melhoria constante da qualidade e da produtividade da cafeicultura de montanha, o Simpósio de Cafeicultura de Montanha se consolidou como pólo disseminador de negócios, informações e novidades para o setor cafeeiro da região das Matas de Minas. Planejado para o mês de Março, ele é responsável por preparar o setor para a safra cafeeira. Além disso, possibilita aos produtores e técnicos acesso a informações sobre o mercado, palestras com especialistas, resultados de pesquisas com novas variedades de cafeeiro, participação em mini-cursos, estabelecimento de parcerias comerciais e a realização de novos negócios.
A principal característica do café na região, que impacta fortemente no custo de produção, é o terreno montanhoso em que é cultivado. Se por um lado, isso oferece atrativos de aroma e sabor diferenciados, o processo de plantio e colheita é praticamente todo manual. O resultado é uma cafeicultura com forte apelo social. É o segmento que mais emprega e distribui renda na região.Outra característica marcante é divisão fundiária que aconteceu naturalmente nas Matas de Minas. A produção de café é realizada em pequenas propriedades da agricultura familiar. As áreas são resultados da divisão natural ao longo dos anos entre os grandes cafeicultores e seus herdeiros. Por estas e outras características, este é um cenário muito semelhante a toda região do Caparaó, onde está o foco de atuação da Caparaó Jr. Desta forma, a participação no evento pode proporcionar uma evolução cultural no trato da lavoura e no comportamento do mercado, agregando valor ao café.
O Simpósio de Cafeicultura de Montanha é realizado com apoio de importantes instituições na área de desenvolvimento e governo, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / Governo Federal, Prefeitura de Manhuaçu, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Emater-MG, Federação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (FAEMG) e o SEBRAE-MG.
Caparaó Jr
A Caparaó Jr é uma empresa formada por alunos do Curso Superior Tecnologia em Cafeicultura do IFES (Campus de Alegre), com orientação dos professores e servidores técnicos administrativos, e que tem como atividade principal a prestação de serviços de agronomia e consultorias a atividades agrícolas voltadas para a cafeicultura. Fundada em maio de 2010, ela atende a mais de 700 produtores rurais da região do Caparaó e de seu entorno, tendo como parceiros associações de produtores e prefeituras, além da empresa Samarco Mineração, com quem desenvolve um programa desde 2009. Atualmente sua área de atuação compreende 6 municípios do Espírito Santo e 6 de Minas Gerais.
Sua operação está pautada pela combinação da qualidade nos serviços prestados e o baixo custo para executá-los. Ao mesmo tempo em que configura uma oportunidade de aprendizagem para os alunos, lhes proporciona experiência profissional supervisionada por orientadores, facilitando-lhes a inserção no mercado de trabalho após conclusão do curso. Entre seus objetivos destaca-se a ampliação da qualidade da formação humana e profissional dos alunos, a integração do ambiente acadêmico com as comunidades e a contribuição para a melhoria da cafeicultura na região.
Caparaó Jr
caparaojr@gmail.com
(28) 3552-8131 (Ramal 292)
(28) 99940-0719.
www.caparaojr.com