Os capixabas que desejam iniciar uma formação profissional devem ficar atentos. A partir desta segunda-feira (04), começam as inscrições para o Pronatec na modalidade TEC, iniciativa do Governo do Espírito Santo que oferece mais de 1.400 vagas em cursos técnicos diferenciados.
Para participar, as inscrições devem ser feitas a partir das 10 horas, por meio do site da Secretaria de Estado da Educação (Sedu):
www.educacao.es.gov.br. No ato da inscrição, o aluno da rede estadual deve informar o Registro de Matrícula (RM) e o da rede particular, o CPF.
A oferta abrange 32 municípios, tais como Vila Velha, Cariacica, Linhares, Cachoeiro e Alegre, e 18 cursos diferentes. A classificação dos candidatos será feita a partir da média dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no ano passado.
O resultado será divulgado no dia 29 de novembro no site da Sedu e as matrículas deverão ser feitas nas unidades de ensino escolhidas, de 02 a 06 de dezembro, das 7h30 às 20 horas. As aulas estão programadas para começar em janeiro de 2014.
Pronatec TEC
Com a parceria do Ifes, Senai e Senac são 1.419 vagas para alunos da 2ª e 3ª séries do ensino médio da rede estadual ou da rede privada, desde que comprovem a condição de bolsista integral por razões socioeconômicas.
Os cursos, com duração de até dois anos, passam por diversas áreas, da administrativa à industrial, com oferta também no setor de comércio e serviços. Entre outras opções, o aluno vai poder escolher a formação para ser Técnico em Química, Mecânica, Design de Interiores e Segurança do Trabalho.
Rede Formar
A Rede Formar – Programa de Educação Profissional desenvolvido pelo Governo do Estado – é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti) com objetivo de ampliar a educação técnica de nível médio. A meta é ofertar mais de 160 mil vagas de formação em diversas áreas prioritárias para o Espírito Santo até 2014, atingindo todas as regiões do Estado.
O programa, em suas diferentes modalidades de oferta, reúne as redes de ensino federal, estadual e privada e articula-se com as políticas nacionais, a exemplo do Pronatec, como forma de potencializar os esforços na formação técnica. De 2011 até agora, já foram ofertadas mais de 70 mil vagas pela Sedu nas diversas modalidades de cursos técnicos. Somente em 2013 já somam mais de 30 mil vagas oferecidas.
Informações adicionais:
(27) 3636-7872 / 7873
Com informações da Prefeitura Municipal de Alegre (alegre.es.gov.br)